quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sobre amor[te]

(Imagem do espetáculo "La Petite Mort". Coreografia do gigante Jiri Kylián. Música de Mozart)


Não nos provoca riso o amor quando chega ao mais profundo de sua viagem, ao mais alto de seu vôo: no mais profundo, no mais alto, nos arranca gemidos e suspiros, vozes de dor, embora seja dor jubilosa, e pensando bem não há nada de estranho nisso, porque nascer é uma alegria que dói.
Pequena morte, chamam na França a culminação do abraço, que ao quebrar-nos faz por juntar-nos, e perdendo-nos faz por nos encontrar e acabando conosco nos principia. Pequena morte, dizem; mas grande, muito grande haverá de ser, se ao nos matar nos nasce. (Eduardo Galeano)

Porque este eu tinha que roubar pra mim.

Vale conferir - Link do final do espetáculo: http://br.youtube.com/watch?v=RtiFyy4VEhM

6 comentários:

Critical Watcher disse...

Magnífica descrição do que é o amor. A representação do sofrimento perante instantes de alegria realçou muito bem o contraste entre a pureza desse sentimento e a voracidade com que ele pode vir a nos atormentar...
Beijo.

Critical Watcher disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
disse...

Boa escolha do objeto de roubo. :P

Texto-espelho? parece?

On disse...

o sábio havia dito q só era possivel filosofar em alemao, agora está provado q tb se pode filosofar em francês.

Pushoverboy disse...

So percebemos o prazer se sentimos dor... Conseguimos sentir a plenitude de um amor quando sofremos. Tudo precisa ser contraposto para que possamos realmente apreciar as coisas boas.

Fugindo um pouco... ei você fala francês?? Vou começar a fazer curso... :p

La Maya disse...

Gabriela, que coisa mais linda, o pequeno texto e essa coreografia que você linkou!

Ah, a coreografia...! Pra começar, sou apaixonada por essa composição de Mozart! Os bailarinos são excelentes (fora um pequeno e completamente perdoável errinho de sincronia no início)! E a coreografia de Jirí Kylián, que coisa mais perfeita... foge completamente às receitinhas prontas de "pas de deux" que a gente vê por aí, a não ser por aquele previsível glissade seguido de um grand jeté _ e por favor não me bata se não souber o que isso significa!, mas é que, sendo bailarina e professora de dança, não consigo evitar comentários e críticas!! Lindíssima, super bem coreografada e executada! Fiquei aqui babando rios inteiros...! E já está nos meus preferidos!

E então, já testou aquela receita?!! rs

Toma outro beijo apertado na bochecha!